A chuvarada que atingiu a Região Central neste final de semana deixou marcas irreparáveis para a família de Paulo Renato Mayer, 49 anos. Na manhã de sábado, o motorista da Secretaria de Saúde de São Martinho da Serra morreu afogado ao ser levado pela enxurrada.
O santa-mariense era funcionário da prefeitura de São Martinho há 14 anos e estava indo trabalhar no momento do acidente. Ele faria o transporte de um grupo de pacientes que fariam hemodiálise em Santa Maria. Ao tentar atravessar, de motocicleta, uma ponte alagada na ERS-516, na localidade de Água Negra, ele foi levado pela água. Conforme informações de populares, a ponte estava totalmente coberta, e Mayer não venceu a força da água. Seu corpo foi retirado do local logo depois do acidente.
:: Chuva e vento forte causam alagamentos, transtornos e protestos na Região Central
Seu sepultamento, na manhã de domingo, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria, foi marcado pela comoção de amigos, familiares e colegas de trabalho. A mulher, Ana Paula da Costa Mayer, lembra com carinho do homem com quem foi casada por 17 anos, e teve três filhos:
_ Ele era uma pessoa muito responsável e solidária. Era um pai sensacional e um profissional muito atencioso, que amava o que fazia. Foi um anjo que Deus colocou em minha vida. Ele era um herói, tinha um amor ao próximo muito grande. Guardo as melhores lembranças dele.
O prefeito de São Martinho, Ivan Schieffelbein, também lamentou a morte de Mayer:
_ Trabalhei com ele durante quatro anos, mas o conhecia há quase 10. É uma perda muito grande para a cidade, pelo profissional e pela pessoa que ele era. Tinha um carinho muito forte por ele. Foi um grande amigo que eu fiz e que com certeza vai deixar saudade. O acontecimento deixou a cidade inteira de luto.
Estragos na região
De acordo com a prefeitura de São Martinho, os estragos da chuva foram maiores nas estradas do interior. Na localidade de Campinas, três pontes foram levadas pela correnteza e parte de um aterro ficou destruída. Apesar do problema, nenhum família ficou ilhada. Na tarde de ontem, o nível da água do riacho da localidade de Água Negra, onde Mayer morreu, já havia baixado.